Coleções e Premiações
COLEÇÃO EDUARDO VASCONCELOS
Belém | PA
Integra a Coleção a partir de Maio de 2022 com as obras "Pulmão" (fotografia têxtil) e "Vermelha"(escultura em resina com fotografia têxtil)
​
Participa da exposição DESNUDO exposição contemplada pelo edital Prêmio Branco de Melo, da Fundação Cultural do Estado do Pará, na galeria Benedito Nunes (Av Gentil Bittencourt, 650) de 21 de maio a 01 de julho 2022.
curadoria de Vanial Leal que reúne trabalhos de mais de 90 artistas de 15 estados brasileiros e 11 países, presentes na Coleção Eduardo Vasconcelos.
A mostra busca demonstrar a diversidade presente nas formas de representação artística do corpo humano, repensando os conceitos dos corpos-obras, enquanto mecanismos de discussão política, de gênero e de sexualidade.
A exposição reflete ainda como a nudez na arte permeia a produção artística, onde os temas do corpo passam por transformações, manifestando formas de romper e transgredir padrões estabelecidos.
Realização: @colecaoeduardovasconcelos e @fundacaopara
Apoio: @design.comrevista, @maxcolorbelem e @studiotintaspa
Montagem e iluminação: @marcelo.gonzaga.lobato

COLEÇÃO FERNANDO BUENO
Brasília | DF
​
.jpg)
​
.

PREMIAÇÃO COLÉGIO DAS ARTES UNIVERSIDADE DE COIMBRA
Portugal
Colégio das Artes da Universidade de Coimbra em parceria com a ARTVEINE certificou em 2022 que Vanessa Ximenes foi premiada com o vídeo "A busca da margem", no Open Call Internacional "O tempo não para".
​
O referido vídeo foi exibido em uma mostra no dia 11 de março de 2022, no âmbito da XXIV Semana Cultural da Universidade de Coimbra, Portugal.

COLEÇÃO HAGAMAIA
Rio de Janeiro | RJ
Possui inúmeras obras de diversos materiais na coleção administrada pelo colecionador e artista carioca HAGAMAIA. Dentre as obras que compõem a coleção estão "Despedida" (Escultura e texto), "Soledad" (Escultura e texto), "Asa" (Fotografia têxtil) dentre outras.

COLEÇÃO JOSEMAR ANTONIO SOUZA
Salvador | BA
Vanessa Ximenes possui a obra icônica em sua produção artística nomeada por "O instante de retorno à superfície de nós mesmas" (2020) escultura em resina com fotografia bordada e elementos naturais (sementes e folhas secas) na coleção administrada pelo colecionador e artista bahiano Josemar Antonio Souza.
